ACESSÓRIOS
  ANTIPULGAS
  AVES
  MEDICAMENTOS
  PETISCOS CÃO
  PETISCOS GATO
  RAÇÃO CÃES
  RAÇÃO GATOS
Por que os gatos arranham as coisas?
            Sempre considerou-se que quando os gatos arranham os objetos (móveis, tapetes, etc) com as patas dianteiras, seu objetivo é afiar as unhas. Mas, na realidade, esse motivo é secundário. As pesquisas do comportamento dos gatos sugerem que a maior razão para esse procedimento é a comunicação. Quando um felino arranha o mais alto que pode o tronco de uma árvore (ou a perna da sua poltrona predileta) ele está querendo comunicar onde está e qual o seu tamanho.
              A superfície arranhada deixa uma marca muito visível que pode ser facilmente notada por outros felinos. Eles têm glândulas nas patas que produzem uma substância cujo odor é perceptível por outros gatos.
             É muito significativa a constatação de que os gatos cujas unhas foram cirurgicamente extirpadas, mantêm o mesmo comportamento.  Não se sabe, entretanto, a razão exata desse comportamento que é comum aos machos e às fêmeas e é interessante notar que mesmo gatos que vivem isolados de outros, continuam se comportando da mesma forma.
            Se você tem gatos, é interessante ter um arranhador, existem diversos tamanhos e modelos, isso ajuda a evitar estragos em móveis, poltronas, cortinas e etc.